15.2.09

Vik Muniz - inspiração

Fui hoje à exposição de um dos meus artistas favoritos. Agora ele se tornou pop, tá bombando no Brasil, mas já vem sendo reconhecido lá nos E.U.A. há bastante tempo, país em que fez sua residência fixa.
Domingo de sol, depois de um final de semana chuvoso, o MAM estava bastante cheio. Gente de todos os tipos e idade. Ótimo ver esse interesse, aparentemente espontâneo, em ver obras incríveis da carreira de Vik.
Fiquei feliz de ter finalmente visto todas as obras que venho admirando há bastante tempo. Fui apresentada aos trabalhos dele em um curso no Parque Lage , chamado "O Processo Criativo" de Charles Watson, na minha opinião, um curso essencial para quem cria, pesquisa e principalmente, pensa. Tive o privilégio de, na ocasião, assistir a uma palestra de Vik no Centro de Artes Hélio Oiticica em que ele falava com simplicidade e naturalidade sobre sua trajetória profissional.
Saí de lá embasbacada e comecei a pesquisar tudo que eu podia sobre ele na época. Isso era 2002. Uns dois anos depois, me inscrevi no primeiro Rio Moda Hype, onde selecionavam novos estilistas para participarem do Fashion Rio. Fiz minha pequena coleção inspirada em Vik Muniz.
Fiquei orgulhosa do resultado, e com certeza ele incentivou o meu olhar criativo. Passei a querer desenvolver moda pensando e pesquisando em temas, conceituando e amarrando melhor minhas idéias.
Hoje fui prestigiar uma de minhas fontes de inspiração, e recomendo muito passar para admirar tamanho empenho e criatividade.
Como dizem, o importante é o processo, e isso está claro no trabalho dele.
Mais uma vez, marcou um recomeço na minha vida. Me encheu de esperanças, cores, pensamentos e idéias.
Tenho três desenhos meus dessa pequena coleção neste endereço: http://flickr.com/photos/mcpompeo/tags/vikmuniz/

recomendo os livros :
Vik Muniz, Incomplete Works
(que deve estar esgotado em algumas livrarias, mas quem procura acha!)
Reflex-Vik Muniz de A a Z (editora Cosac Naify)

Nenhum comentário: