16.10.09

Tantra e Mantra

Tirei um trechinho de um texto muito bom que encontrei na internet sobre o Tantra. O autor, Pedro Kupfer esclarece com referências e propriedades que Tantra não é uma maneira de prolongar o orgasmo. É uma filosofia para a vida.

"Enquanto alguns buscam a elevação através da repressão ou da eliminação do desejo sexual e suas raízes (samskaras), para o tantrismo a sua utilização é condição básica. O homem deve evoluir executando as mesmas ações que causam a sua perdição. Assim, afirma o Kularnava Tantra:

Quando caímos no chão, é com o auxílio do chão que nos levantamos.

"Pelo próprio fato de não se tratar de um ato profano, mas de um rito, no qual os participantes não são mais seres humanos senão que estão 'desprendidos', como deuses, a união sexual não participa mais do nível kármico. Os textos tântricos repetem com freqüência o adágio: 'pelos mesmos atos que fazem com que muitos homens se queimem no inferno durante milhões de anos, o yogin obtém a salvação eterna'. (...) O jogo erótico se realiza num plano transfisiológico, porque nunca tem fim. Durante o maithuna, o yogin e sua náyiká (4) incorporam uma 'condição divina', no sentido de que não somente experimentam a beatitude, senão que podem contemplar diretamente a realidade última." Mircéa Éliade, El Yoga. Inmortalidad y Libertad, pp. 194, 197."

o texto na íntegra você lê aqui.



***

Enquanto eu organizo meus pensamentos e pratico a paciência para encarar os desafios da minha vida, acabei "viciando" em ouvir mantras (que minha amiga Rachel gravou pra mim) antes de dormir. O efeito é como se meu corpo tivesse sendo inundado por luz e paz.

Não sigo nenhum ritual que li nos livros, nada que eu tenho praticado em cursos. Eu só me sento, ou me deito na minha cama , acendo umas velas, a lava lamp azul, e quando a casa já está em silêncio, começo a ouvi-los.

Tenho dormido melhor, geralmente não durmo enquanto escuto. Depois que desligo o Ipod, boto ele na mesa, aí sim, durmo imediatamente depois. Mente zerada, espírito renovado, alma lavada. Recomendo.










Nenhum comentário: